Feijão Cozido em 7 Minutos

Feijão Cozido em 7 Minutos:

feijao cozido em 7 minutos

 

Passo a passo de como preparar o feijão em 7-10 minutos.

  1. Lavar e colocar uma grande quantidade de feijão de molho em água frIa,
  2. Deixar de molho por mais ou menos duas horas
  3. Retirar toda a água
  4. Lavar novamente e colocar outra água limpa, deixar de molho por mais 2 horas.
  5. Lavar e escorrer o feijão de molho. Para fazer o congelamento eu uso sacolas hermética, dessas tipo Ziplock.

 

IMG_6442Feijão de molho

IMG_6446




Depois de lavado e escorrido, agora é hora de colocar porções nas sacolinhas herméticas.

Como vocês podem ver a cor do feijão muda. Por ter ficado de molho por 4 horas o feijão (e legumes em geral) perde um pouco dos nutrientes. O feijão pode perder ainda mais dos nutrientes quando cozidos em alta temperatura e por tempo muito prolongado. Como sabemos que os legumes secos pode demorar até horas para serem cozidos mesmo usando a panela de pressão, então eu acho mais fácil usar esse método e economizar tempo e dinheiro. ( :

IMG_6454

Aqui já na sacolinha. Essa é a quantidade que eu uso para toda a minha família, mais você poderá usar uma sacola maior ou menor, ou até mesmo uma vasilha de sua preferência que possa ir ao freezer ou congelador.

IMG_6447

Aqui são algumas sacolinhas já pronta para ir ao freezer. (Eu usei água morna para lavar o feijão, por isso a umidade dentro das sacolas, mais você pode usar água fria pra poder lavar o feijão sem problemas). Ao finalizar o processo não esqueça de colocar datas  em cada sacolinha, assim facilita saber por quanto tempo aquele feijão esta armazenado. E é sempre melhor usar o feijão que já está armazenado por mais tempo e substituir por um novo. O feijão pode ficar no freezer/congelador, por mais ou menos uns 6 meses sem nenhum problema. Depois desse tempo ele começa a ficar velho e perder mais nutrientes. Quando for usar, NÃO é necessário descongelar o feijão para poder cozinhar. É só:

  1. Colocar a água na panela de pressão e deixar ferver.
  2. Assim que ferver, coloca o feijão congelado e tampa a panela.
  3. Assim que começar a pressão conte 7 minutos e desligue o fogo.

Eu uso 7 minutos por que gosto dos grãos de feijão ainda inteiro, mais se você gosta mais macio e quase desmanchando, você pode deixar mais tempo (por exemplo 10 minutos). Depende do seu gosto! ** Legumes deixados de molho perde nutrientes. Alimentos cozidos em alta temperatura e por um longo período perde uma grande quantidade de nutrientes. Dicasimples: Fazendo esse processo você irá economizar tempo e gás. Alem de fazer a digestão melhor! ( : Depois de cozido tempere ao seu sabor! Boa sorte!



One comment

  1. Luciane says:

    Uma amiga perguntou se o feijão de molho não perde os nutrientes? Bem eu fiz uma pesquisa antes de fazer este processo e alguns nutricionistas dizem que o feijão só por ficar de molho, já perde nutrientes na água (NÃO todos os nutrientes), mais nesta mesma pesquisa eles tbm falam que o feijão que NÃO fica de molho leva mais tempo para cozinhar e fica mais tempo exposto ao calor e deste modo faz com que as moléculas se quebrem e a perca de nutrientes é muito maior. O ideal é colocar o feijão de molho na água fria durante a noite, assim evita a fermentação do feijão. Eu uso água morna justamente para que a fermentação ocorra, pois faz parte da dieta dos meus filhos. A fonte da pesquisa está aqui neste site se vc quiser ver, está em inglês pois foi feito aqui nos EU, a pesquisa contem todas as referencias dos estudos feitos pelos nutricionistas. http://whfoods.org/genpage.php?tname=dailytip&dbid=34 Neste site vc poderá encontrar muito mais informações, isso que eu comentei aqui é somente uma pequena parte do artigo.

Leave a Reply