Pão de Farinha de Amêndoas

IMG_6189

Depois que meus filhos começaram a fazer a dieta GAPS( Gut and Psychology Syndrome) há dois anos e meio atrás, eu precisei me virar nos 30 pra criar muitas receitas, especialmente pra trabalhar com a farinha de amêndoas. O mais difícil era encontrar uma farinha de boa qualidade, finamente triturada e com um preço bom. Quando eu encontrava a farinha de amêndoas pra comprar, a farinha sempre parecia muito velha e muito grossa, e o pior, custavas “os dois olhos da cara”! Eu cheguei a pagar R$60 por um kilo de farinha. A farinha de côco também era muito cara R$16-18,00 por 500gm. e grosseiramente triturada como se fosse farelo, até pedacinho da casca do côco eu encontrava dentro do pacote, rsrsrrs. Mais eu não costumo usar muito a farinha de côco pra cozinhar, apesar de ser mais barato ela faz com que os bolos, biscoitos…ficam muito secos. Enfim, uma vez eu tentei fazer a farinha em casa mais não deu certo, apesar das amêndoas serem mais baratas do que a farinha já pronta, as amêndoas me deu um trabalhão para fazer o branqueamento, retirar toda a casca, triturar e secar, e depois desse trabalho a farinha azedou, mesmo ficando na geladeira, não sei o que eu fiz de errado mais depois de estragar um bocado de amêndoas e jogar um monte de dinheiro no lixo eu nunca mais quis fazer a bendita farinha em casa novamente.

Mais  depois de muito tempo e  trabalhando com a farinha conseguir ótimos resultados , bolos, biscoitos, pães, tortas, bolinhos, panquecas americana, panquecas alemãs, torrada francesa, muffins e muito mais.  E um dos resultados é esse pão de sanduíche que meus filhos adoram, é simples de fazer, fica bem úmido e muito saboroso. Para todos aqueles que faz a dieta sem glúten, sem açúcar, em soja, sem, leite, sem grãos, e sem amido então aqui esta uma excelente opção!

 

Ingredientes:

5 ovos inteiro

2 colheres (sopa) de mel de abelha puro

1 colher (chá) de sal

1/4 copo de manteiga sem sal derretida

2-1/2 copos de farinha de amêndoas finamente triturada (pode usar o processador de alimentos ou liquidificador para triturar a farinha)

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/4 copo de leite de amêndoas ou leite de côco , ou água.

Modo de preparo:

pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C

Em uma tigela de tamanho médio adicione a farinha de amêndoas e o bicarbonato de sódio, mexa bem e reserve.

Em uma tigela de tamanho médio/grande, coloque os ovos e mexa com um fouet, adicione o mel, o sal e a manteiga derretida, mexa bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Em seguida adicione o leite de amêndoas ou de côco, ou a água, mexe novamente.

Adicione a mistura de farinha com a mistura de ovos e mexe com o fouet, até que a massa esteja cremosa. coloque a massa em assadeiras para pão de forma untada com óleo ou manteiga( não encha a assadeira até a borda, coloque apenas 3 dedos de medida em cada assadeira, essa massa dá pra fazer de 2-3 pães dependendo do tamanho de sua assadeira) Deixe a massa descansar por uns 5 minutos  antes de colocar nas assadeiras. Leve os pães ao forno e asse por mais ou menos uns 35-40 minutos. Para fazer o teste pra saber se o pão esta assado use um palito de dentes, inserindo o palito o centro do pão, se o palito sair limpo então o pão está pronto pra ser retirado do forno, se o palito sair molhado com a massa então é melhor esperar por mais uns 4-5 minutos até checar novamente. Depois dos pães assados, espere esfriar por completo para serem desenformados.

Com esse pão eu faço torradas francesa e sanduíches, meus filhos adoram!

 

 

IMG_6210

 

Qualquer pergunta, sugestões ou idéia pode me escrever! Boa sorte!

10 comments

  1. Iraci bez says:

    Boa noite eu sou a mae da Samua e moro na Italia e eu li sobre GAPS , mas ela non tem a forza de fazer esta dieta eu li todo o livro da Dra.Natascha e faz um ano que estou falando pra ela começa mas ela non tinha muita fè mas aqui na Italia tem muitos pais escreveram como vc que com a dieta curaram seus filhos eu inviei para ela ler sendo que entende o italiano. Eu gostaria muito que vc desse forza e fizesse amizade com Samua pq na vida o que vale è ajudar nosso proximo porque quem tem um filho assim esta sozinha….Onde vc mora? Gostaria tb de comunicar meu email è irabez@hotmail.com

  2. Luciane says:

    Iraci muito obrigada por me escrever, te enviei uma mensagem por email e já entrei em contato com Samua, vou fazer o meu melhor para ajuda-la com a dieta GAPS.
    Com carinho
    Luciane

    • Luciane says:

      Olá Maria, eu te escrevi um email respondendo a sua pergunta. Obrigada pela sua pergunta, espero que as dicas que te mandei por email resolva os problemas e que o seu pão dê certo.
      Luciane Chase

  3. Milenr says:

    Oi! Gostei muito das suas dicas na cozinha e outros assuntos, tentei fazer este pão e ficou bom, porém como foi dito por outra pessoa aqui ele fica com cheiro forte do ovo, você tem alguma dica que possa passar? Obrigada!

    • Luciane says:

      Olá Milene,
      obrigada por sua pergunta! Que bom que você gostou das dicas na cozinha. Sim, tenho algumas dicas de como fazer para o pão não ficar com cheiro de ovo. Ao preparar a massa do pão você pode adicionar uma colher de (chá) de vinagre de maçã, ou suco de limão, você pode adicionar também uma ou duas colheres (chá) de essência de baunilha, ou outra essência de sua preferencia. Eu uso ovos pasteurizados ou ovos fresco para fazer esse pão e nunca ficou com cheiro de ovo. Porem outra opção é usar somente as claras dos ovos ao invés dos ovos inteiro, ou usar metade ovos inteiros e metade somente claras. Essas adaptações na receita irá ajudar o pão não ficar com cheiro de ovo. Se você tiver qualquer duvida pode me escreve aqui.Novamente obrigada por sua pergunta! Tenha um ótimo dia!

      Luciane

      • Milene says:

        Oi Luciane! Nós que agradecemos pelas informação e obrigada pela rapidez na resposta. O meu não cresceu tanto mas acho que com o tempo vou pegando o jeito.
        Vou tentar fazer as outras receitas.
        Beijos!

        • Luciane says:

          Milene,
          fico muito feliz que você irá tentar outras receitas. Se você tiver qualquer duvida pode me enviar um email. Quanto ao crescimento do pão, isso vai depender de qual fina é a farinha de amêndoas que você está usando. Se a farinha for bem filhinha então o pão crescerá com facilidade e não ficará pesado, mais se a farinha for mais grossa então o pão não crescerá tanto. Um tuque que eu faço quando eu quero o pão bem fofinho é bater as claras em neve e misturar levemente com o resto dos ingredientes, assim o pão fica bem macio. Mas você esta certa com tempo você vai pegando jeito!

    • Luciane says:

      Olá Maia, obrigada pelo seu comentário!
      Devido ao trabalho que dava para preparara a farinha em casa e pelo risco de a farinha azedar depois de todo o trabalho feito e dinheiro gasto, eu desistir de preparar a farinha em casa e passei somente a comprar a farinha já pronta. No Brazil a farinha de amêndoa tem um custo muito alto e baixa qualidade, aqui no EUA o custo é bem mais acessível e a qualidade superior ao que eu encontrava no Brazil. Infelizmente eu não conheço nenhuma técnica para fazer com o que a farinha de amêndoas feita em casa não estrague. Se você souber alguma técnica de como preservar a farinha de amêndoa feita em casa por um longo período sem estragar, por favor compartilhe conosco.Será muito bom saber mais sobre isso.
      Obrigada!
      Luciane

Leave a Reply