Pão de Abóbora sem Glúten

É época de abóbora aqui, e isso que dizer que também é época de muitas receitas deliciosas. Ontem fui ao mercado e comprei uma abóbora enorme para fazer armazenamento para usarmos durante o inverno. Como aqui em casa todos nós gostamos de abóbora, eu constantemente estou fazendo receita que usa abóbora, como risottos, sopas, pães, tortas, bolos, scones e muito mais.

Hoje temos uma receitinha bem simples de pão de abóbora sem glúten que pode ser facilmente adaptada para quem faz a dieta GAPS ou, para quem não faz qualquer dieta,  pode fazer com farinha de trigo normal.

Antes da receita do pão eu vou ensinar como fazer o purê de abóbora.

IMG_8070

Forno

Primeiro, você pega uma abóbora de sua preferencia, eu escolhi essa abóbora aqui por que é a mais comum aqui onde moro. Você lava, corta e retira todas as sementes. Em seguida, enrola os pedaços no papel alumínio, leva ao forno na temperatura de 200˚C, e deixa assar por mais ou menos uma hora.

Microondas

Outra maneira que vc pode fazer é usar o microondas para cozinhar a abóbora. Corte a abóbora em pequenos pedaços e coloque-os em uma vasilha ou sacola própria para microondas e deixe cozinhar na potência de 100% do seu microonda por mais ou menos uns 10 minutos, ou até que a abóbora esteja bem macia. Eu não costumo usar o microondas porque a abóbora produz muito liquido durante o cozimento no microondas. Mas é uma opção! Outra opção é cozinhar na panela com água ou à vapor, mas novamente eu evito por causa da quantidade de liquido que a abóbora produz. Por isso eu uso o forno, que ajuda a diminui a quantidade de água durante o processo de cozimento. Mas fica a sua escolha de como você quer fazer.

IMG_8180

Depois de assada, é só usar uma colher e retirar toda a polpa. É bem fácil fazer esse processo pois a casca da abóbora está completamente solta por baixo. Depois da polpa retirada é só colocar no liquidificador ou processador de alimentos e fazer o purê. Você não precisará adicionar qualquer ingrediente extra ao purê, pois como a abóbora já contem muito liquido, fica bem fácil bater ou processar.

IMG_8187

Aqui está o meu purê prontinho para ser armazenado. Eu armazeno meu purê em jarras de vidro própria para armazenamento mas você poderá armazenar no freezer/congelador usando as sacolinhas herméticas. Essas tipo Ziplock própria para congelar.

IMG_8191

Aqui está uma parte do meu armazenamento. Eu fiz 16 jarras com apenas uma abóbora e ainda tenho mais uma abóbora pronta para virar purê! rsrsrs. Oooops! Quase esqueci mas é muito importante, se você for congelar, não esquecer de por datas em cada sacolinha para ter um controle de validade do seu armazenamento. A abóbora congelada na sacolinhas hermética tem validade de até 6-8 meses no freezer/congelador.

Finalmente aqui está a receita! E aqui é uma foto do meu mini pãozinho de abóbora. (:

IMG_8249

Pão de Abóbora sem gluten

Ingredientes:

4 ovos

1/2 copo de açúcar mascavo

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de baunilha

1/4 copo de óleo

1 copo de purê de abóbora

2 copos de farinha de amêndoas (500gm)

2/3 de copo de farinha sem gluten

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de fermento em pó

1-1/2 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de noz moscada

1 colher (chá) de gengibre em pó

1/8 colher (chá) de cravo em pó (opcional)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C, unte duas formas para pão ou uma assadeira de tamanho médio.

1- Em uma batedeira junte os ovos a açúcar mascavo, a baunilha e bate até virar um creme claro(mais ou menos un 2 minutos). em seguida adicione o óleo, o sal e o purê de abóbora, bate por mais uns 40 segundos.

2- Em uma tigela separada adiciona a farinha de amêndoas, a farinha sem gluten, o bicarbonato de sódio, o fermento, a canela em pó, a noz moscada, o gengibre em pó e o cravo em pó se for usar. coloque na batedeira com o creme de ovos e bate até virar uma massa cremosa. Coloque a massa nas formas para pão ou na assadeira e leve ao forno pré aquecido e asse por 25-30 minutos ou até se inserir um palito de dente e ele sair limpo. Ai está pronto o seu delicioso pão de abóbora sem gluten.

Se você estiver fazendo a dieta GAPS então você irá precisar de:

4 ovos

1/2 copo de mel de abelha

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de baunilha

1/4 copo de manteiga sem sal derretida ou óleo de côco

1 copo de purê de abóbora

3  à 3-1/2 copos de farinha de amêndoas

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1-1/2 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de noz moscada

1 colher (chá) de gengibre em pó

1/8 colher (chá) de cravo em pó (opcional)

(O modo de preparo é o mesmo citado acima.)

 

Ou se você for fazer o pão normal os ingredientes são os mesmo exceto pela farinha que irá mudar. Você deve usar:

2 copos de farinha de trigo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/4 copo de óleo

O modo de preparo é o mesmo.

Se você desejar poderá fazer vários pães e congelar, é só esperar o pães esfriarem, enrole-os no papel alumínio e em seguida coloque em sacolas herméticas e sempre não esquecendo de por as datas, e é só levar ao freezer ou congelador e prontinho! Quando você quiser usar o pães é só retirar do freezer/congelados algumas horas antes e esquentar no microondas por mais ou menos um minuto e você terá um pãozinho caseiro delicioso, “fresquinho” para seu café da manhã ou lanche da tarde.

Boa sorte!

Não esquece de deixar seu comentário!

2 comments

  1. Miriam says:

    Nunca vi
    abóboras tão lindas….E o pão parece uma delicia…preciso fazer mais coisas assim para ajudar as crianças a ter uma boa alimentação.

Leave a Reply