“Arroz” de Couve-flor

Olá pessoal desculpa que eu fiquei tanto tempo sem postar uma nova receita mais aqui estou eu de volta. Esses últimos tempo estive, e ainda estou bem ocupada com meus estudos. Eu estou tirando um certificado em nutrição e estou estudando (ESL- English as a Second Language)na faculdade. E como sempre minha vida é bem corrida com as tarefas de dona de casa e os trabalhos de uma mãe, srs. Mais eu não me esqueci de vocês.

Hoje eu tenho uma receitinha super fácil e simples de “arroz” de couve-flor. Para quem faz a dieta GAPS esta é uma ótima opção para a substituição do arroz, pois é feita simplesmente com couve-flor, sem grãos e sem amido. O mais divertido com essa receita é que vc pode adaptar a sua maneira, como por exemplo você poderia adicionar cebola, alho, bacon, cebolinha verde, pimenta cumin, pimentões coloridos, cenouras, turmeric, queijo (estilo arroz de forno) e muito mais depende de sua criatividade.

unnamed

Esta receita eu fiz bem simples como se estivesse fazendo uma arroz pilaf bem simples.

“Arroz” de Couve-Flor

Ingredientes:

1 cabeça de couve-flor (eu usei organico)

1/2 cebola finamente picada

1 dente de alho amassado

1/4 de colher (chá) de sal marinho

1 colher (chá) de azeite de oliva extra virgen

1 pitadinha de turmeric (opcional)

Modo de Preparo:

Corte o cove-flor em pedaços, lava e escorra bem. Em seguida use um processador de alimentos para triturar o couve-flor em pedacinhos bem pequenos como se fosse grãos de arroz. (Se você não tiver um processador de alimentos entanto poderá picar com uma faca ou ralar do lado super grosso do ralo).

Quando todo o couve-flor estiver triturado reserve-o. Em uma panela de tamanho médio coloque o azeite de oliva, a cebola picadinha e o alho e deixe dourar em fogo médio/alto, do mesmo jeito usado para se cozinhar arroz. Quando a cebola e o alho estiver dourado adicione o sal e o couve-flor triturado e mexa por mais ou menos uns 3-4 minutos. Aqui é o segredo dessa receita. Você não irá adicionar água ao cozimento. Depois de passados os 3-4 minutos, você abaixa o fogo para médio/baixo e tampa a panela, deixe cozinhar por 5 minutos. Passados os 5 minutos destampe a panela e mexe para que todo o couve-flor seje cozido por completo. Se seu “arroz” não estiver cozido, tampe a panela novamente e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Como o couve-flor é uma hortaliça ela é bem macia e de rapido cozimento. Fique atento para não queimar especialmente por que você não está usando água nesta receita. O tempo de cozimento desta receita varia de 5-10 minutos.

Você pode usar sua criatividades e mudar o sabor do seu “arroz”. Eu usei uma pitadinha de turmeric para poder dá esta cor amarelada, que meus filhos adoram. (:

Boa sorte!

Não esqueça de comentar, Obrigada!

Leave a Reply