Cupcake de Cenoura sem Glúten

IMG_2391

Cupcake de Cenoura sem Glúten

Ingredientes:

2 copos de farinha de amêndoas

1 copo de farinha de sorghum ou sorgo (pode ser substituido por 1/2 copo de farinha de côco)

3 cenouras médias raladas

4 ovos

1 copo de açúcar granulado

1/2 colher (chá) de sal marinho

1 copo de iogurte natural sem açúcar ou qualquer outro adoçante

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (chá) de gengibre em pó

1/4 colher (chá) de noz-moscada

1/2 colher (sopa) de canela em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de fermento químico

1/8 colher (chá) de goma Xantana

Cobertura:

Ingredientes:

1 copo de cream cheese ou queijo Philadelphia em temperatura ambiente

2 copos de creme chantilly

1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (opcional)

 

Modo de Preparo:

IMG_2339

Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C. Prepare uma ou duas formas de cupcake (ou algumas forminhas para empadinhas), e forminhas de papel para cupcakes. Reserve.

IMG_2300

Rale as cenouras e reserve (eu uso sempre o lado grosso do ralo pois eu gosto do crocante da cenoura, mais você pode usar o lado mais fino do ralo se desejar).

IMG_2327

Em uma batedeira elétrica combine os ovos, o açúcar, o sal, a baunilha e bata, até virar um creme. Leva mais ou menos 3 minutos em velocidade média. Reserve.

IMG_2315

Em uma tigela, adicione a farinha de amêndoas, a farinha de sorghum ou sorgo (ou de côco se preferir), o gengibre, a canela, a noz-moscada, o bicarbonato de sódio, o fermento químico e a goma xantana.

IMG_2324

Misture bem e reserve.

IMG_2320

Na batedeira, adicione o iogurte e bata por mais 1 minuto.

IMG_2334

Diminua a velocidade da batedeira e comece a adicionar a mistura de farinha copo-a-copo. Por último, adicione a cenoura ralada e misture tudo com uma colher.

IMG_2342

Coloque a massa nas forminhas preparadas e leve ao forno por mais ou menos uns 20-25 minutos ou ate se inserir um palito e ele sair limpo.

IMG_2344

Estes acabaram de sair do forno. O cheiro é maravilhoso, para mim parece cheiro de leite morno com creme e canela, hummm! (-:

Espere esfriar para retirar da forma, pois estes cupcakes são bem sensíveis e delicados, podem facilmente quebrar se você tentar irá-los ainda quente.

 

IMG_2369

Estes eu desenformei quando ainda estava morno. Hummm poderia comê-los assim mesmo sem esperar pela cobertura. rsrsrsrsr (-:

Cobertura

Modo de preparo:

IMG_2386

Bata o cream cheese (em temperatura ambiente) na batedeira, até estar bem cremoso. Adicione o açúcar e bata por mais uns 20 segundos.

IMG_2388

Desligue a batedeira. Com uma colher, misture levemente o chantilly (eu costumo usar um chantilly bem firme) até ficar um só creme.

Agora é só se divertir recheando os cupcakes, essa é uma ótima oportunidade para deixar as crianças ajudarem na cozinha. Vão adorar!

IMG_2401

DicaSimples:

  • A cenoura pode ser substituida por abobrinha ralada e gotinhas de chocolate meio amargo.
  • A farinha de sorghum ou sorgo pode ser substituída por farinha de arroz, aveia ou qualquer outra farinha sem glúten. Porém, se for usar farinha de côco tenha certeza de adicionar apenas meio copo à esta receita.
  • O açúcar também pode ser substituído por mel ou qualquer outro adoçante da sua preferencia.
  • Esses cupcakes são ótimos para lanchinho da escola das crianças, ou como lanchinho da tarde servido com um delicioso chá de camomila ou um copo de chocolate quente. Delicia!!!!

Boa Sorte!

Leave a Reply