Lanches Sem Glúten, Caseina, Soja, Açúcar e Amido.

Aqui são apenas algumas ideias de como você pode preparar lanches para o dia-a-dia sem glúten, caseina, soja, açúcar e amido. Ou seja, seguindo a dieta GAPS.

Muffins com Cranberries (GAPS)

cranberry-683913_1920

Ingredientes:

1-1/2 copos de farinha de amêndoa

1/2 copo de farinha de côco

1/3 copo de mel de abelha

1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

1/2 copo de iogurte natural sem adição de açúcar (você pode substituir o iogurte por leite vegetal)

2 ovos fresco

1/2 colher de (chá) de sal marinho

1/4 copo de óleo de côco derretido ou manteiga sem sal derretida

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 copo de cranberry seco ou a mesma medida de mirtilos frescos ou qualquer outras frutas secas ou noses que desejar.





Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C e reserve uma forminha para muffins.

Em uma tigela misture o mel, óleo de côco derretido ou manteiga, ovos, iogurte ou leite vegetal, a baunilha e o sal. Misture tudo muito bem com um fouet até virar um creme e reserve. Em uma outra tigela misture as farinhas com o bicarbonato de sódio e misture bem. Depois, adicione à mistura de ovos, mexe bem com o fouet, adicione as frutas secas e misture novamente. Coloque em forminhas para muffins ou cupcakes. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 20 minutos ou até que esteja levemente dourado. Retire os muffins do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de retira-los da forma. Espere esfriar por completo para servi-los.

Esta receita é ótima para lanche da escola, lanche da tarde, café da manhã ou para qualquer hora do dia.


Bolinhas de Energia (GAPS)

Rum_ball_cookies

Ingredientes:

1 copo de aveia em flocos

2/3 de copo de côco ralado e levemente torrado

1/2 copo de creme de amendoim

1/4 copo de linhaça em pó ou em flocos

1/2 copo de proteina em pó sabor baunilha ou chocolate (opcional)

1/2 copo de gotinhas de chocolate meio amargo (opcional)

1/3 copo de mel de abelha ou agave

1 colher (sopa) de sementes de chia (opcional)

1 colher (chá) de extrato de baunilha




Modo de preparo:

Em uma tigela misture todos os ingredientes e misture bem. Faça bolinhas mais ou menos do tamanha de bolinhas de golf. Guarda na geladeira. Rendimento de 20-24 bolinhas. Excelente para manter a energia e na recuperação do corpo depois dos exercícios físicos tanto para adultos quanto para crianças.


Maçã Assada (GAPS)

cake-402318_1920

Ingredientes:

1 maçã granny smith (maçã de cor verde)

1 colher (sopa) de mel de abelha

1/2 colher (chá) de manteiga sem sal

1/2 colher (chá) de suco de limão

1 colher sopa de uva passas

1/2 colher (chá) de canela em pó

uma pitada de sal





Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C. Lave a maçã corte o topo da maçã formando uma tampa. Com uma colher, cuidadosamente retire a polpa da maçã para não furar a casca. Assim forma um pequeno “caldeirãozinho” e reserve. Em uma tigela média, coloque a polpa da maçã e adicione todos os outros ingredientes, misture bem.

Com uma colher coloque a mistura da polpa da maçã dentro da maçã oca e coloque o topo da maçã como se fosse a tampinha. Leve ao forno para assar por uns 25 minutos ou até a maçã estiver macia e dourada por fora. Retire a maçã do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de servir. Pode servir com sorvete de baunilha ou calda de caramelo (opcional).


 Gelatina (Goma) de Frutas (GAPS)

8df7b29b45b3906b2632aeca2834

Ingredientes

3 colheres (sopa) de gelatina em pó (base animal)

1/4 copo de água

1 copo de suco de frutas frescas como morango, uva, laranja, abacaxi (eu uso purê de frutas)

1 colher (sopa) de mel de abelha (opcional)




Modo de preparo:

Em uma panela pequena adicione a água e a gelatina e leve ao fogo médio baixo. Deixe a gelatina derreter por completo. Retire a panela do fogo e adicione o suco ou purê da fruta que você escolher usar. Misture bem por 3-5 minutos. Coloque a mistura em forminhas de silicone ou em forma normal para bolo. Leve à geladeira e deixe firmar por mais ou menos uns 10 minutos. Retire a gelatina da geladeira e desenforme (se for usar a forma de bolo é só cortar a gelatina em quadradinhos).

Obs. essa gelatina fica na textura de goma e ela permanece na textura firme mesmo fora da geladeira. É ótimo para lanchinho escolar!


Bolo de Chocolate sem Farinha (GAPS)*

chocolate-677762_1920

Ingredientes:

3/4 copo de manteiga sem sal ou óleo de côco

1/8 de colher (chá) de sal marinho

2/3 copo de mel de abelha

6 ovos grandes em temperatura ambiente

1/2 copo de cacau em pó

(não achocolatado) ou um copo de chocolate de boa qualidade meio amargo derretido.

1 colher (chá) de extrato de baunilha




Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura de 150˚C.

Em uma panela média, ou no microondas derreta a manteiga e o mel. Em uma tigela própria para batedeira, adicione a mistura de mel aos ovos, a baunilha e o sal. Bate com batedeira por um minuto.

Em seguida, sem parar de bater, adicione o chocolate derretido ou o cacau em pó ao poucos. Continue batendo por 5 minutos até virar um creme consistente. Em seguida coloque o creme em uma assadeira redonda de tamanho médio e leve ao forno pré-aquecido e asse por 45 minutos. Deixe esfriar por completo antes de desenformar. Esta é uma ótima opção de sobremesa para quem faz a dieta GAPS ou paleo. Este bolo fica inda mais gostoso com sorvete de baunilha!

* Para esta receita ser 100% legal na dieta GAPS o chocolate precisa ser 100% cacau, sem adição de açúcar.


Frutas Frescas

Fruit_Stall_in_Barcelona_Market

Frutas frescas são excelentes para lanchinho da escola ou para qualquer hora do dia. Frutas frescas contém muitos minerais, fibras, vitaminas, e água. Frutas são fáceis de carregar, dentro de potinhos plásticos, ou sacolinhas herméticas, cortadinhas ou inteiras.


Frutas Desidratadas, Noses e Castanhas

dried-fruit-700030_1920

Hoje em dia podemos encontrar noses, castanhas, e frutas desidratadas em qualquer supermercado ou na internet. Este tipo de alimento está cada vez mais popular porque são uma ótima fonte de proteína, são fáceis de carregar, e serve para qualquer hora do dia. Noses, castanhas, frutas desidratadas, e sementes são legais na dieta GAPS e pode ser utilizadas para o preparo de inúmeras outras receitas como barrinhas, pastas, e cremes.



DicaSimples: É muito difícil seguir a dieta GAPS quando alguns ingredientes são difíceis de se encontrar ou custam muito caros. Vale lembrar que dentro da dieta GAPS é muito importante é ter alimentos frescos como por exemplo, frutas, verduras, carnes, alguns legumes, sementes, castanhas, e noses. Muitas vezes não conseguimos encontrar ou comprar algumas farinhas pois o custo é muito alto ou não moramos em lugares de fácil acesso para alguns alimentos. Na dieta GAPS, pode se usar purês e pastas como purê de abóbora, purê de maçã, creme de amendoim, ou outros pastas de castanhas, noses ou sementes. São fáceis de se preparar e substituem bem algumas farinhas. Purê de banana com creme de amendoim e ovos faz deliciosas panquecas. Purê de abóboras, com mel, ovos, manteiga, sal, canela em pó, e bicarbonato de sódio faz deliciosos muffins. Purê de castanha de caju faz um delicioso humus. Purê de sementes de abóboras com linhaça em pó, mel, manteiga, sal e bicarbonato de sódio faz um delicioso bolo. Não necessariamente precisamos de farinha para fazer pães e bolos. Podemos usar purês de verduras, frutas e castanhas, noses e assim criar nossos próprios pães, bolos, tortas, biscoitos, etc. O creme de amendoim é uma ótima opção para se fazer biscoitos (cookies), barrinha de energia, vitaminas, sanduíches de frutas, etc.

 

Leave a Reply