Mel

honey-206907_1920

Mel e Saúde

Mel de abelha puro é super saudável. Uma colher (sopa) de mel contem 64 calorias, é sem gordura, sem colesterol, e sem sódio. Também é composto de 80% de carboidratos, 18% de água e 2% de vitaminas, minerias, e aminoácidos, e é um excelente anti-inflamatório. Durante os dois anos e meio que nossos filhos fizeram a dieta GAPS e utilizamos somente mel como adoçante, eles nunca tiveram nenhuma gripe, nenhuma infecção, nenhuma inflamação ou qualquer dessas doenças simples que pagamos no dia-a-dia. Foram dois anos e meio sem ficar doentes!!!!! Tristemente depois que finalizamos com a dieta GAPS, alguns meses depois eles ficaram gripados, isso foi devido a retirada do mel da dieta e a reintrodução de outros tipos de açúcares como xarope de maple, melado de cana, stevia, etc.

Mas o mel não é perfeito para todas as pessoas, o tempo todo. Por exemplo, o mel puro pode conter esporos da bacteria chamada Clostridium botulinum, que pode causar o botulismo. Por isso, não é recomendável dá mel para criancinhas menor que um anos de idade. A probabilidade de ter esses esporos é muito pequeno mas se tiver, a criancinha pode morrer.  Também, o mel não é recomendado para pessoas com diabetes por desequilibrar o nível de açúcar no sangue.

Ataque das Abelhas

Aqui em casa temos muitas experiências com mel. Algumas experiências super engraçadas e outras não tão engraçadas assim. Nós começamos a usar o mel de abelha quando começamos a fazer a dieta GAPS com nossos filhos enquanto ainda estávamos no Brasil. Quando morávamos em Curitiba e eu comprei um pote de mel e ao chegar em casa fui preparar umas tortinhas de maçã para o lanchinho da tarde das crianças. Preparei todos os ingredientes, cortei as maçãs e coloquei em uma panela com um pouco de baunilha, mel, e manteiga. Levei ao fogo bem baixo e deixei cozinhando por alguns minutos. Neste mesmo tempo, deixei a cozinha e fui preparar alguma outra coisa no quarto. Quando eu voltei para a cozinha, levei um susto tão grande, meus olhos estavam arregalados, minha boca aberta e eu fiquei paralisada com o tanto de abelha que estava na minha cozinha. Eu sair correndo e gritando, “Ai minha nossa estamos sendo atacados por abelhas!!!!!!!”

As abelhas tinha invadido minha cozinha, sala e lavanderia! Eu chamei meu esposo para me ajudar a espantar as abelhas de nossa casa e demorou pelo menos 30 minutos para conseguir retirar tudo de dentro de casa. A parte mais engraçada dessa historia foi que eu nem me dei conta do por quê aquelas abelhas tinham invadido nossa casa até dias depois, quando aconteceu novamente depois de eu ter iniciado outra receita usando mel de abelha, kkkkkkk. Quando finalmente a ficha caiu, eu já tinha tido duas invasões de abelhas em minha cozinha, uma picada de abelha, e um enorme perca de tempo tentando retirar as abelhas de minha casa, kkkkk. Finalmente me dei conta do que estava causando as invasão das abelhas e aí, para prevenir outra invasão, eu fechava toda a casa antes de começar qualquer receita usando o bendito mel. kkkk.




Abelha Especial, Mel Especial. Vai um mel ai “Alemão”? 

Estávamos morando em João Pessoa na Paraíba quando esse fato aconteceu. Um dia descemos a avenida Getulio Vargas eu, meu esposo, e nossos dois filhos. Meu esposo estava empurrando um Bike Trailer que usávamos como carrinho para as crianças sem precisar de bicicleta. Descemos a avenida am direção à praia de Tambaú e fomos lá com a intenção de comprar mel no mercado que tinha por perto. Ao chegar no mercado, logo de cara parei em uma das lojinhas e fui perguntar para o vendedor se eles tinha mel de abelha. “Você vende mel de abelha puro?” O vendedor olhou pra mim, olhou para meu esposo que estava na calçada com as crianças, olhou para o Bike Trailer e respondeu, “Sim temos! Temos essa garrafa aqui que tem um mel super especial. Esse mel é produzido por esta abelha que só existe no certão nordestino e que só produz mel uma vez no ano.” Eu olhei pra ele com uma cara de dúvida e ele continuou explicando, “Pois esse mel aqui “madame” (rsrsrs) é super raro e hoje mesmo, na verdade há 15 minutos atrás eu vendi uma dessa garrafa para um casal de “gringos” alemão.” Então eu perguntei para ele quanto custava a garrafa de mel e ele novamente olhou para meu esposo e falou, “150 reais.” Então eu repliquei, “150 reais?” Ele falou, “Sim esse mel é muito especial e essa é a última garrafa que eu tenho. E por aqui, eu sou o único que vende desse mel.” Eu então falei, “Tá bom, obrigada pela explicação.” Ele olhou com um olhar de desapontado. ):

Então do outro lado da rua na mesma direção da lojinha desse homem, tinha uma loja que se eu não me engano se chamava Empório. Atravessamos a avenida e entramos na loja e novamente eu fiz a mesma pergunta, “Você tem mel de abelha puro?” e o senhor falou, “Sim, temos.” Então eu logo perguntei quanto custa? E ele respondeu, “Quatorze reais.” Eu arregalei meus olhos e falei, “Nossa que diferença de preço! Aquele mel lá do outro lado da rua é mesmo especial!!!!  Acabei comprando o litro do mel por 14 reais. A princípio, fiquei chateada com o rapaz do outro lado da rua porque parecia que ele estava tentando ganhar dinheiro em cima de nós. Porém, ao mesmo tempo, não sabia se a história dele era verdadeira ou se ele estava simplesmente inventando. Enfim, 150 reais é muito dinheiro por uma garrafa de mel sendo aquelas abelhas especiais ou não. (-:

honey-823614_1920

Como mel é um adoçante maravilhoso, (-: hoje vamos aprender uma receitinha bem fácil e deliciosa usando mel de abelha.

Manteiga de Mel

Ingredientes:

1/2 copo de manteiga (não margarina) em temperatura ambiente.

1/4 copo de mel

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a manteiga e o mel e bata com um fouet, ou uma batedeira, até virar um creme macio, brilhoso, e grosso. Coloque o creme em um pote de vidro ou em uma vasilha plástica com tampa e guarde na geladeira por até 3 semanas.

DicaSimples

Você pode adicionar sabores à sua manteiga de mel usando canela em pó, purê de abóbora com canela em pó, nos moscada, cravo em pó, gengibre em pó. Pode usar também purês de frutas frescas ou secas como morango, ameixa, uva passas, framboesa – ou até mesmo noses, castanhas, e amendoim. Você também pode usar baunilha em fava. Existe centenas de sabores diferentes que você pode adicionar a sua manteiga de mel e saborear com um delicioso pão fresquinho.




Leave a Reply