Como Fazer Brownies Gourmet em Casa

5838349611_6d427315b9_o

Será que brownies tem mesmo um segredo para ficar perfeito e incondicionalmente delicioso? Bem, cada pessoa tem seu próprio gosto e tem diferentes preferencias. Uns preferem brownie bem macio, outros preferem brownies mais crocante, uns preferem brownies com o dobro de chocolate, outros preferem blond brownies. Para mim eu prefiro apenas brownie. Neste post vamos aprender a fazer o seu brownie favorito. No video abaixo mostra como fazer o brownie básico, uma receita básica que pode ser adaptada ao seu sabor favorito. É simples, facial, rápido e DELICIOSO!!!!!




No video acima você viu o passo-a-passo de como preparar seu brownie. Listado abaixo você pode ver a lista de ingredientes que você irá precisar para fazer o brownie e as dicas para adaptar seu brownie ao seu sabor. Ah! Sem esquecer para quem tem sensibilidade ao gluten, não esqueci de você, vamos ter super dicas de como preparar brownies sem gluten também. (:

Receita Simples de Brownie

Ingredientes:

1/2 copo de farinha de trigo peneirada

1/3 copo de 100% cacau em pó (não achocolatado)

1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 copo de açúcar

1/4 colher (chá) de sal

1/2 copo de manteiga sem sal e derretida

2 ovos inteiro

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 copo de chocolate em gotas de preferencia meio amargo

Pré-aqueça o forno na temperatura de 175˚C. Asse o brownie por 30-35 minutos. Cuidado para não ultrapassar esse tempo. Pois seu brownie pode ficar muito seco e duro ao invés de crocante.

Unte uma forma retangular com pelo menos uns 18cm X 30cm. O tamanho da forma é muito importante, pois o tamanho irá determinar a grossura do seu brownie. Uma forma muito pequena fará com que seu brownie demore mais tempo para assar no meio e em 100% dos brownies feitos em formas muito pequenas, queima no fundo e nas bordas. Ao invés que ficar crocantes, ficam queimadas e altera o sabor do seu brownie.

Porque usar 100% cacau em pó e não achocolatado? Bem achocolatado contem muito açúcar e leite em pó e pouco chocolate, o que fará com que seu brownie fique mais doce do que com sabor de chocolate. Você pode usar chocolate derretido no lugar de cacau em pó. Mais antes de usar chocolate derretido você deve diminuir a manteiga em 1/4 de copo e usar um chocolate de de boa qualidade de preferencia meio amargo. Isso irá ajudar a equilibrar sua receita.

Como fazer variações na receita?

Depende do gosto de cada pessoa. Se você gosta do seu brownie com nozes então você pode adicionar 1/2 copo de nozes à sua massa antes de colocar na forma e levar ao forno. Nozes faz uma combinação perfeita com brownie. Mais se você não gosta de nozes então pode adicionar outras castanhas, ou amêndoas, como pecan, pistache, amendoim torrado, castanha-do-Pará, ao até mesmo côco desidratado cortado em fatias finas. Vai do sabor de cada pessoa. Vale usar imaginação e criar seu próprio brownie.

Se você gosta de bastante chocolate, eu recomendo fazer esta mesma receita acima usando uma combinação de chocolates como, gotas de chocolate ao leite, meio amargo, e amargo, ou chocolate branco. O seu brownie irá ficar com um sabor super rico de chocolate.

Para fazer blond brownie, você irá usar os mesmo ingredientes com excessão do chocolate em pó, e as gotinhas de chocolate. Você poderá adicionar, gotas de chocolate branco, macadamia, coco desidratado e cortado em fatias finas, ou nozes para incrementar o sabor. Fica ao seu gosto!

Agora para que estava esperando a receita de brownie sem gluten, aqui tem algumas dicas super simples e fáceis de seguir.

Brownie Sem Gluten

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de manteiga sem sal

340gm de chocolate meio amargo ou 60% cacau

1/3 copo de amido de milho

1/4 copo de cacau em pó (sem adição de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

1/2 copo de açúcar

3 ovos inteiro

1 colher (chá) de essência de baunilha

Nozes picadas (opcional)

Modo de Preparo:

O modo de preparo é o mesmo do video com exceção do chocolate que precisará ser derretido e misturado com o restante dos ingredientes.

DicaSimples: Você poderá substituir o amido de milho por polvilho doce, ou farinha de arroz, se desejar. Se quiser fazer brownies usando farinha de amêndoas então você pode seguir a mesma receita do video acima, apenas substitui a farinha de trigo por farinha de amêndoa.

Brownie é super simples de fazer e vai bem em qualquer ocasião. Você pode fazer para festa de aniversario e servir com sorvete. Pode servir como sobremesas com calda de caramelo ou chantilly. Agora é só preparar o seu brownies ao seu sabor e se deliciar!

Boa sorte na cozinha e até a próxima!




Leave a Reply