Naked Cake – Bolo de Baunilha (Sem Glúten)

IMG_0813

Bolo de Baunilha com Farinha de Amêndoas 

Ingredientes:

2 e meio à 3 copos de farinha de amêndoa

1/4 copo de farinha de linhaça

4 ovos

1/3  copo de mel (se você quiser seu bolo um pouco mais doce você pode adicionar 1/2 copo de mel)

1 colher (sopa) de puro essência de baunilha

1/4 copo de óleo de côco, abacate, ou manteiga em temperatura ambiente

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C. Unte uma forma redonda de mais ou menos 25cm circunferência com 7cm de altura.

Em uma tigela de tamanho médio ou uma batedeira adicione os ovos, mel, sal, óleo ou manteiga, e baunilha. Mexe com um fouet ou bata na batedeira por um minuto até se obter um creme. Em uma outra tigela misture a farinha de amêndoa, a farinha de linhaça e o bicarbonato de sódio, misture bem até a farinha ficar bem soltinha. Adicione a mistura de farinha à mistura de ovos e mexe bem até que esteja bem misturado, ou bata na batedeira por 30-40 segundos. Coloque a massa na forma previamente untada e leve ao forno por 25-30 minutos ou até se inserir um palito e o mesmo sair limpo. Deixe o bolo esfriar por completo antes de desenformar.

Com o bolo já em temperatura ambiente, desenforme e com uma faca de serra, ou uma linha, corte o bolo ao meio, dividindo em duas partes iguais. Cubra uma parte do bolo com creme chantilly e frutas vermelhas (opcional) e gentilmente coloque a outra metade do bolo sobre o chantilly. Coloque o restante do chantilly sobre o topo do bolo e decore com frutas vermelhas ou frutas de sua preferência.

IMG_0787

whipped-cream-354174

Creme de Chantilly sem Lactose

Ingredientes:

1 lata de leite de côco

1 colher (sopa) de mel (opcional)

Modo de Preparo:

Coloque a lata de leite de côco na geladeira de uma noite para o dia, faça  mesma coisa com uma tigela de metal. Abra a lata gelada sem agitar, retire a creme de côco que se formou na parte de cima da lada. Coloque o creme de côco dentro da tigela gelada e com uma batedeira bate o creme até que dobre de volume e fique com aparência de chantilly. Se desejar adicionar o mel essa é a hora, adicione o mel aos poucos ainda com a batedeira ligada, batendo sem parar até que o mel esteja totalmente misturado ao creme. Sirva imediatamente.

DicaSimples: Mantenha o creme chantilly sempre gelado para manter a consistência.

 

 

 

One comment

Leave a Reply